O que eu tenho feito nestes tempos estranhos…

fullsizeoutput_7622

Os tempos que vivemos são difíceis…independentemente de quem somos e o que fazemos, todas estamos a ser afetadas pelo que está a acontecer no mundo!

Antes de mais, gostaria de lhe dizer que estou aqui para si!

O medo, ansiedade, stress e solidão são sentimentos comuns neste período de isolamento social e que todas experienciamos em maior ou menor a amplitude.

Quero que saiba que estou a criar um espaço virtual, seguro e imparcial, em que poderemos partilhar os nossos receios e ansiedades. Até lá, não hesite em contatar-me por aqui. Não descure a sua saúde mental neste período.

Neste sentido, tenho procurado fazer algumas coisas, que partilho:

Restringi o acesso a fontes de informação e redes sociais – é bom e importante estarmos informadas porém, o excesso de informação e fake news podem gerar ansiedade e preocupação. O “detox” das redes sociais também não é má ideia nos tempos que correm, devido ao grande afluxo de informação centralizada no mesmo tema…, se o detox era para começar em alguma altura, agora é uma boa hipótese!
Escolho 30min da parte da manhã, e o mesmo período de tempo, ao final do dia para me atualizar e manter informada.

Nutrir o corpo – Agora, com tempo, é uma excelente altura para prestar atenção aos alimentos que ingerimos. Aproveito para cozinhar as refeições de que gosto e privilegiar o consumo dos meus alimentos favoritos. Existe uma ligação entre intestino e cérebro daí que, para ajudar a manutenção de uma boa saúde mental, a ingestão de alimentos nutritivos e reconfortantes é uma boa opção.

Conexão – Aproveito para ligar aos amigos e família para saber como estão, se posso ajudar de alguma forma e conversar. Não nos conseguimos conectar em pessoa, mas agora temos tempo para procurar o contacto, via telefone ou internet, com os que são importantes para nós.

Leitura e música – Tenho aproveitado estes dias para ler e, especialmente, ouvir música. É algo que me tranquiliza e permite repousar. Tenho alguns livros guardados para ler porém, não tendo os livros fisicamente, hoje em dia temos varias hipóteses de leitura e audição de livros em plataformas como a Audible.com ou Kindle, por exemplo. Irei, em breve, partilhar uma lista dos meus livros favoritos nestes dias

Meditação e exercício físico – Tento guardar 40 min de manhã para estas duas atividades. Não sendo especialista destas áreas, utilizo aplicações ou treinos online para me guiarem. Nos dias em que não consigo manter este registo, noto menos energia e motivação. A disciplina nesta área é fundamental, pois os ganhos são significativos para o nosso humor e tranquilidade.

Espero que esta partilha a ajude nestes dias. Estou aqui para si, se precisar!

Um beijinho com carinho,

Raquel. 

Leave your comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.