O poder de uma bucket list inversa

estee-janssens-8fQ-k_Wd9yU-unsplash

Conhece certamente o funcionamento de uma bucket list, mas com certeza que desconhece o que é uma bucket list inversa e o poder que esta pode ter no seu bem-estar!

Para muitas pessoas, a ideia de criar uma bucket list pode ser esmagadora e um grande lembrete de tudo o que ainda não teve oportunidade de fazer.

Uma bucket list inversa pode ser um pouco mais enriquecedora e reconfortante, bem como pode incrementar o seu bem-estar.

Vamos abordar então o que envolve esta bucket list e como a poderá ajudar:

Concretamente, uma bucket list inversa requer que listemos tudo o que já concretizamos. 

As nossas conquistas? Aquilo de que nos orgulhamos? Os momentos em que tivemos que ser fortes ou mudar hábitos instalados? Acrescente tudo á lista. Todas as memorias significativas da nossa vida merecem estar nesta bucket list.

Este exercício assemelha-se um pouco aos exercícios de gratidão, bastante eficazes para incrementar a felicidade e a satisfação com a vida. Muitas vezes, entendemos a gratidão com o estarmos agradecidas com o aqui e agora, mas pode facilmente ser estendido e também focado naquilo que conseguimos conquistar no passado.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of Positive Psychology relacionou a “recontagem de bênçãos/agradecimentos” com a existência de um bem-estar mais forte e significativo. Uma bucket list inversa é, na sua essência, uma forma de recontar as bênçãos/gratidões dado que nos encoraja a trazer a memória de experiências positivas do passado para o futuro.

Elaborar uma bucket list inversa é uma boa oportunidade para perceber tudo o que conquistou ao longo da vida – perfeito para potenciar a sua autoestima e recordar momentos felizes.

E, ao estilo de uma habitual bucket list, recordar o que já viveu pode ajudá-la a abrir os olhos e a mente para o que ainda gostaria de fazer no futuro.

Até breve!

Raquel Almeida Lopes

Photo by Estée Janssens on Unsplash

Leave your comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.