Como se manter em forma durante a época Natalícia?

beatriz-perez-moya-IUHCR15bznw-unsplash

A combinação entre uma temperatura fria e bastante comida de conforto, pode significar que os seus objetivos de saúde e bem-estar poderão estar colocados de parte nesta época festiva. Para além disso, muitas pessoas concluem que durante este período, aumentam de peso, facto que pode ser difícil de alterar em Janeiro.

Se quiser evitar este cenário, terá que ser um pouco mais diligente durante o período festivo e tomar algumas medidas para ser ativa e alimentar-se bem. Aqui estão algumas sugestões para ficar em forma durante esta época, mesmo quando tem muitas tarefas!


Não há problema em fazer batota de vez em quando

Manter-se em forma durante a época festiva não significa que não possa fazer batota e provar alguns dos doces tradicionais. Não se culpabilize por entrar no espírito natalício … desde que não exagere e desculpabilize tudo em nome das festividades. 

Certifique-se que se tenta alimentar de forma saudável o resto do tempo.

A alimentação saudável é de grande importância durante a época festiva, dado que qualquer grama ganha durante este período pode ser difícil de perder mais á frente. É, de facto, difícil o equilíbrio entre o não ser demasiado restrita e ao mesmo tempo não transbordar (mesmo nos dias em que se permite fazer batota).


Crie versões saudáveis dos doces de Natal

Quer uma forma, sem culpa, de poder fazer batota durante a época festiva sem desperdiçar o seu trabalho árduo?

Experimente fazer versões saudáveis dos seus doces de Natal e leve-os consigo para os eventos festivos onde sabe que poderá abusar dos doces.

Precisa de inspiração? 

. Pode fazer um bolo de chocolate saudável com bananas, manteiga de amêndoa; e cacau.

. Ou este simples bolo de canela, que é a comida de conforto ideal para festas, tal como este pão de cenoura e maçã;

. Quer uma versão mais saudável de vinho com canela? Este sumo de beterraba e laranja com canela é perfeito!

Existem bastantes formas de fazer versões saudáveis dos doces de Natal que adora, sem comprometer o sabor. E se os partilhar nos eventos festivos irá, provavelmente, perceber que os seus amigos e família também os apreciam e nem se aperceberão que são tão saudáveis.


Beba bastante água 

A água é bastante importante para se manter hidratada durante esta época, especialmente se aprecia bebidas alcoólicas. Porém, esta não é apenas a única razão pela qual devemos manter a ingestão de líquidos. A ingestão de água é bastante útil para nos ajudar a sentirmo-nos saciadas, o que pode ajudar a reduzir a quantidade de petiscos natalícios que petiscamos.


Treine no início do dia

Tem planeado dias e noites ocupadas durante esta época festiva? 

Facilmente o treino físico fica de lado, na sua lista de afazeres, quando esta está lotada.

Uma forma de contornar este facto é introduzir o treino na primeira hora da manhã, para que este de facto aconteça.


Faça o que conseguir  

Se está muito ocupada, pode não ter tempo ou motivação para a sua rotina de treino habitual. Fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada, ajudando-a a estar em forma e não sentir as gramas a aumentar. Poderá sentir a necessidade de adaptar o treino ao tempo que tem disponível, experimente por exemplo o treino High Intensity Interval Training (HIIT).


Não fique sentada durante muito tempo 

Conhece os inconvenientes de estar sentada muito tempo?

A probabilidade de estar sentada durante muito tempo na época festiva é alguma. Entre as festas com os amigos, aos filmes e espetáculos natalícios, existe um grande potencial para preguiçar durante esta época o que poderá potenciar o ganho de algum peso.

Paralelamente, também não é bom para a sua saúde. Tente movimentar-se durante cerca de 5 minutos a cada hora que esta inativa. Isto poderá mitigar algumas das consequências de estar sentada durante muito tempo.


Seja o mais ativa que conseguir 

Treinar não é a única opção para ser ativa durante a época festiva. Procure formas diferentes para se mexer mais, sem comprometer o seu divertimento. Desde passeios de inverno até jogos e competições de dança… tudo é valido!

Pode também incluir mais passos no seu dia a dia. Vai ao supermercado? Estacione mais longe para que possa caminhar um pouco mais. Utiliza o elevador? Prefira as escadas ao invés de esperar em pé para chegar ao topo. 

Boas Festas!

Raquel Almeida Lopes

Photo by Beatriz Pérez Moya on Unsplash

 

Leave your comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.